terça-feira, 22 de novembro de 2016

Saiba como manter os lábios saudáveis no verão

A maior exposição solar no verão é praticamente inevitável. Praias, piscinas e parques são algumas das opções mais procuradas para fugir do calor e buscar diversão. Mas para que o lazer não traga riscos à saúde, é preciso tomar alguns cuidados com o corpo. Os lábios muitas vezes podem passar despercebidos quando o assunto é proteção, porém, é necessário ter atenção especial com a região, devido à sua sensibilidade. “A boca é uma das partes do corpo que está mais exposta à radiação solar, e absorve facilmente os raios ultravioleta”, alerta a dentista membro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Maria Lucia Zarvos Varellis (CROSP 26107).
A importância de cuidar dos lábios vai muito além da estética. A falta de proteção solar pode gerar queimaduras que propiciam o câncer de lábio, que se desenvolvido, pode evoluir para um câncer de boca, o terceiro que mais atinge os brasileiros.
A especialista em dermatologia Leandra D'Orsi Metsavaht explica que no verão o maior contato com o vento, os raios ultravioleta e o sal da água marinha quebram a barreira de hidratação da pele, ressecando os lábios. Segundo a dermatologista, essa falta de proteção  faz com que o vírus herpes também se manifeste mais nessa época do ano. 
Gloss labiais ou batons podem deixar os lábios mais belos, mas muitas vezes não o hidratam ou protegem. O indicado em todas as ocasiões é utilizar o protetor solar labial em forma de bastão, que pode variar do fator 15 ao 60, juntamente com a maquiagem. 
Quando o assunto são os cosméticos, é preciso ter atenção. É indicado sempre observar sua  procedência e a composição, sem aderir a produtos não testados cientificamente ou fórmulas caseiras.  Também é necessário preocupar-se com a alimentação durante a exposição ao sol. Frutas cítricas como abacaxi, ou bebidas, como a caipirinha, podem gerar algum tipo de queimadura labial. Outra dica é não passar saliva nos lábios. Devido à suas diversas enzimas, ela resseca ainda mais a região.
É importante manter o cuidado sempre, não apenas na praia ou durante o verão. Se o programa for acampar, por exemplo, jamais se deve aplicar repelente nos lábios.
O câncer de boca pode ser causado devido ao uso indiscriminado de  fumo e bebida alcoólica; ao HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano), e também pela exposição solar que pode gerar queimaduras.
É preciso estar atento ao sinais do copo. O câncer de boca pode ser detectado por meio do autoexame. Feridas que não cicatrizam em uma semana, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de caroço no pescoço podem ser indícios de que algo não vai bem.
http://www.msn.com/pt-br/saude/saudebucal/saiba-como-manter-os-l%C3%A1bios-saud%C3%A1veis-no-ver%C3%A3o/ar-BBp8y7l?li=AAggFpd 

Nenhum comentário:

Postar um comentário