sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Saiba como lidar com os dentes sensíveis, dor e mau hálito !!!

Um dos principais motivos da dor é a cárie profunda,resultado da ação de micro-organismos presentes dentro da boca que atingem a parte interior do dente. A doença ocorre, inicialmente, devido a estímulos térmicos (alimentos quentes ou frios demais), físicos (pressão para mastigar) ou químicos (contato com substâncias diferentes). Também pode ser provocada por fraturas ou por uma restauração mal feita.
Os dentes devem ser higienizados com água, escova dental e creme dental. É importante ficar em frente ao espelho e escovar todas as faces de todos os dentes.Dentro da higienização, use enxaguantes bucais sem álcool. Além de ajudar a aliviar a dor, eles previnem o surgimento de doenças periodontais e atuam no controle químico da placa bacteriana.
Estudos sugerem que o cravo-da-índia contenha propriedades analgésicas, como o eugenol, que aliviam temporariamente a dor. Mas ainda faltam comprovações. Em caso de muita urgência ou se a dor ocorrer de madrugada é aconselhado o uso de analgésicos. Vale ressaltar que o problema só será resolvido com o diagnóstico correto de um profissional, pois somente ele indicará o tratamento mais adequado.
Saiba o que é gengivite e periodontite:
gengivite_1
As duas doenças atingem o mesmo local, porém a segunda é mais grave. A gengivite é uma inflamaçãoapenas da gengiva, enquanto a periodontite também afeta os tecidos dos dentes e leva à reabsorção do osso alveolar (a camada que circunda os dentes e os mantém no lugar fica abalada), o que pode resultar na perda dentária.
A causa desse problema é a placa bacteriana acumulada na superfície do esmalte e no sulco da gengiva. Conforme a inflamação evolui, as fibras e os tecidos que sustentam os dentes são comprometidos. Osangramento é a principal característica, e o paciente deve procurar um dentista assim que apresentar o sintoma.
O que fazer com os dentes sensíveis:
dentes_sensveis
Desconforto nos dentes ao comer determinados alimentos pode indicar hipersensibilidade dentinária. As causas são variadas, mas o fator comum entre todas é a exposição da dentina (camada interior do dente onde existem milhares de canais cheios de líquidos, chamados tubos dentinários) a alimentos açucarados, quentes ou frios demais.
O sintoma mais comum é uma dor aguda a certos estímulos, pois eles causam a movimentação dos tubos dentinários e, com isso, mexem as terminações nervosas do dente. A prevenção é muito simples, afirma a especialista em odontologia Maria Lucia Zarvos Varellis: “Basta evitar a ingestão de alimentos ácidos, escovar os dentes sem aplicar muita força, utilizar escovas dentais adequadas e visitar regularmente o dentista, pois somente o profissional pode evitar propagação do sintoma”.
Como se livrar do mau hálito:
mal_halito_2
Os estressados têm agora mais um motivo para se preocupar. Além do alto risco de sofrerem com problemas como hipertensão, gastrite, dor de cabeça, tensões musculares e até mesmo infarto, pesquisas recentes indicam que eles são fortes candidatos a terem mau hálito. É fácil entender o motivo: o nervosismo e a irritação constantes diminuem a produção de saliva, reduzindo a higiene e desequilibrando a flora bucal.
“A halitose é sinal de um desequilíbrio orgânico”, explica Luciana Sassa Marocchio, dentista e patologista bucal, membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca (ABPO). Segundo dados dessa mesma associação, o problema atinge 51 milhões de brasileiros (de todas as idades). Ou seja, cerca de 30% da população tem, já teve ou terá alterações significativas em seu hálito.
Alguns cuidados simples podem ajudar você a manter um hálito saudável por todo o tempo:
-Faça pequenas refeições a cada três horas para não ficar de estômago vazio.
-Evite alimentos que provocam o ressecamento bucal como os muito salgados, quentes ou condimentados.
-Não exagere no consumo de alimentos com odor carregado ou contendo enxofre em sua composição, como alho, cebola, picles, repolho, couve, brócolis, gorduras, frituras e bebidas como café, refrigerante tipo “cola”, achocolatados, alimentos ricos em proteínas (carne vermelha, leite e derivados), entre outros, devem ser evitados.
-Evite álcool e fumo em excesso.
-Tome bastante água para a produção de saliva.
-Realize higiene bucal adequada, incluindo limpeza da língua, seguindo as recomendações do seu dentista.
-Visite o profissional a cada seis meses, prevenindo assim problemas dentários e gengivais.
Fonte: http://www.todososdias.com/saiba-como-lidar-com-os-dentes-sensiveis-dor-e-mau-halito/

Nenhum comentário:

Postar um comentário